Portas Abertas lança campanha global contra aumento da perseguição na África

  • 15/10/2024
Portas Abertas lança campanha global contra aumento da perseguição na África
Portas Abertas lança campanha global contra aumento da perseguição na África (Foto: Reprodução)

A missão Portas Abertas está promovendo uma campanha global de conscientização contra o aumento da violência e perseguição de cristãos na África.

A campanha “Desperta África: pelo fim da violência e início da cura” tem o objetivo de apoiar quatro milhões de cristãos em suas necessidades básicas, levantar um milhão de assinaturas para uma petição global e mobilizar milhões de igrejas em todo o mundo para orar, doar e falar da situação dos crentes na região, até 2027.

O tema “Desperta África” é conhecido pelos cristãos brasileiros que participaram do Domingo da Igreja Perseguida (DIP) 2024. No entanto, o desafio dos crentes na África Subsaariana, região ao sul do deserto do Saara, continua e exige mais atenção e ação da igreja global.

Em meio a violência extrema na África Subsaariana, ataques de grupos extremistas islâmicos e ameaças aos cristãos, há mais de 16 milhões de cristãos que foram forçados a fugir de suas casas e comunidades. 

Agora, eles vivem como deslocados em cabanas improvisadas, sem alimentação e água suficientes e estão sujeitos a todos os tipos de doenças, pois não há saneamento básico adequado.

Ambiente hostil para os cristãos

Segundo a missão, a África é o continente mais mortal para os cristãos. Mais de 4.500 seguidores de Jesus foram mortos na região no período de pesquisa da Lista Mundial da Perseguição 2024, entre 1 de outubro de 2022 e 30 de setembro de 2023.

Os cristãos que vivem em países da África Subsaariana, como Nigéria e Burkina Faso, estão sendo caçados por extremistas islâmicos. Vilas inteiras são destruídas, os homens são mortos, as mulheres e meninas são abusadas sexualmente e os meninos, quando não são assassinados, são obrigados a se juntarem ao exército de jihadistas.

A perseguição aos cristãos na África Subsaariana resultou na escassez alimentar, traumas, pobreza e desespero. Em resposta às necessidades dos cristãos perseguidos na região, a Portas Abertas lançou a campanha global Desperta África.

Dos 26 países onde os cristãos enfrentam maior violência por causa da fé, 14 estão na África Subsaariana: Eritreia, Nigéria, Sudão, Mali, Burkina Faso, Níger, República Centro-Africana, Etiópia, Moçambique, República Democrática do Congo, Camarões, Tanzânia, Uganda e Sudão do Sul.

Apesar das adversidades, a igreja na região se mantém firme, porém, necessita da atenção e do apoio de cristãos ao redor do mundo. 

Assim, desde o início dos anos 1990, a Portas Abertas tem apoiado cristãos na área por meio de parcerias com as igrejas locais.

Relato de cristã perseguida em ataque na Nigéria

Magdalene é uma cristã perseguida que sobreviveu a um ataque na Nigéria. No entanto, ela presenciou o assassinato de alguns cristãos no Natal de 2023.

“A vida se tornou tão difícil para mim. Quando eu me deito à noite, eu vejo tudo acontecer de novo”, disse ela à Portas Abertas. 

Um grupo extremista invadiu a comunidade de Magdalene e chegou atirando. Cerca de 11 pessoas se esconderam na casa onde ela estava. 

“Eles vieram até mim e puxaram a tábua de madeira que eu segurava para me proteger. Eles nos golpearam com facões. Eles me cortaram na cabeça. Eles cortaram meu bebê. Imediatamente, seus gritos ficaram fracos. Eu ainda o segurava. Levantei minha mão para me proteger. Foi quando eles cortaram meu dedo”, relembrou ela.

“Eles encontraram uma mulher com seu bebê de dois meses e os mataram no quarto. Na sala de estar, outra mulher com seu bebê estava escondida. Eles mataram a mãe, mas não o bebê”, acrescentou.

Além de assassinar os cristãos, os jihadistas incendiaram toda a comunidade, e a cristã viu sua casa pegando fogo. A criança que chorava pela morte da mãe ficou no quarto, e Magdalene não conseguiu socorrê-la por causa das chamas. 

“O bebê chorou e morreu na minha frente. Eu não conseguia entrar. Então, clamei a Deus”, disse ela.

Após o massacre, Magdalene conseguiu fugir com outros sobreviventes. Porém, ela ainda lida com as lembranças diariamente. 

A cristã recebeu apoio de parceiros locais da Portas Abertas e está passando por um treinamento para resistir à perseguição e superar seus traumas. 

“Fiquei muito feliz. Os treinamentos, a Palavra de Deus e os versículos bíblicos são encorajadores. Não estou mais em desespero”, concluiu.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/missoes-acao-social/portas-abertas-lanca-campanha-global-contra-aumento-da-perseguicao-na-africa.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes